Pular para o conteúdo

O “novo calvário” de Polanski

27/09/2009

Diretor dos clássicos: Chinatown e O Bebê de Rosemary, Roman Polanski foi levado sob custódia na Suíça por um mandado de prisao emitido nos Estados Unidos ha 30 anos atras, quando foi acusado e declarou-se culpado por tido por ter relacoes sexuais com uma jovem de 13 anos, em 1977.

Aos 76 anos, o cineasta foi detido no aeroporto, onde receberia um premio durante o Festival de Zurique. As autoridades locais sabiam que o pedido de detenção era válido e “É por isso que ele foi levado sob custódia.”, disse um porta-voz do Ministério da Justiça. O mesmo não explicou por que o diretor nunca havia sido preso antes Suíça, por onde o diretor que viveu na Polonia, ja havia passado por viagens e ate permanecido no pais.

Segundo seu advogado “ainda muito cedo para saber” se Polanski será extraditado. O ministro da Cultura francês, Frédéric Mitterrand, declarou-se “perplexo” e lamentou profundamente este novo calvário na vida do cineasta, remetendo implicitamente ao trágico assassinato de sua esposa, a atriz Sharon Tate, que estava grávida de oito meses, em 1969. Mitterrand ainda relatou que Sarkozy “está acompanhando o caso com muita atenção e partes esperam que o ministro que a situação pode ser rapidamente resolvido”.

Em comunicado, os organizadores do Festival de Zurique demosntraram sua “profunda consternação e tristeza“, e salientaram que seguirao com a planejada retrospectiva e que apresentariam o prêmio em outra data. Já a Associação dos Diretores Suíços criticou as autoridades sobre o que descreveu com “não só uma farsa grotesca da justiça, mas também um imenso escândalo cultural “.

Em 2003 , venceu o Oscar de melhor diretor por O Pianista; o premio foi recebido, em seu nome, pelo ator Harrison Ford, uma vez que Polanski nao desembarca nos Estados Unidos ha 30 anos, e tem evitado mesmo os países como o Reino Unido onde têm um tratado de extradição com os EUA.

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 30/09/2009 00:28

    Belo blog! Esse caso do Polanski é algo muito complicado, mas espero que se resolva logo, já que se trata de algo muito antigo e já perdoado pela vítima. Além dessa história ser mal contada. Ele pode ser culpado, mas não pode ser taxado como um estuprador ou pedófilo só por causa desse fato, na minha opinião. Ainda tem muito a acontecer!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: