Pular para o conteúdo

Låt den Rätte Komma In

28/11/2009

Cinema é simbiose, uma experiência nao passiva pelo espectador, é uma experiência individual, mas nao só isso, temos momentos, fases diferentes. Muitos criticaram pelo meu cansaço com A Partida, mas pessoalmente, depois do Festival do Rio e Mostra de Sp, muitas fitas de diferentes nacionalidades, diferentes gêneros, a previsibilidade de enredo, de efeitos, é desgostosa, tenho buscado uma sensaçao de novidade, de refrescância, e Deixa Ela Entrar (2008) me ganhou.

O primeiro passo para tal é fugir  da premissa de ser um filme sobre vampiros. Tema que, por sinal, me agrada muito desde a pré adolescencia recheada de RPG, e assistindo os insuperáveis Drácula (1992) e Entrevista com o Vampiro (1994), mas a excelência no gênero permaneceu nesta safra early nineties. Da nova remessa vampiresca  nao me convenço a falta de sofisticaçao e palidez de Blade (1998), que também reduz o gênero à açao como em Vampires (1998) de John Carpenter;  Sede de Sangue (2009) é um bom filme mas tem a condiçao do vampiro associada a sintomas virulentos e, diferente de Daybreakers (2009) protagonizado por Willem Dafoe e Ethan Hawke, nao pretendo assistir a so called “saga” Crepúsculo.

Låt den Rätte Komma In é diferente: a temática é o plano de fundo para um enredo sensível, uma estória de amor romantico de duas crianças com o preconceito, o abandono e a marginalidade em comum. A violência é de certa forma desbrutalizada pelo scope e as paisagens particulares do cinema sueco. A refrescância, a delicadeza e a originalidade do enredo fascinam, e a cena ápice (da piscina) imediatamente entrou para uma antologia pessoal por culminar todos esses fatores abordando a vingança e brutalidade com recursos indiretos.

O conjunto da obra é excelente sem afetaçoes, e, retomando ao começo do post, essa novidade que anda tao rara, o encantamento da arte do cinema é o deleite de Deixa Ela Entrar.

Anúncios
2 Comentários leave one →
  1. 30/11/2009 08:12

    Em minha humilde opinião, Deixa Ela Entrar é o melhor filme do ano!

  2. 28/11/2009 11:58

    Eu gostei demais desse filme! Nossa, nem sei muito o que escrever!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: