Skip to content

Un Secret

04/12/2009
tags:

Um Segredo em Família (2007) de Claude Miller foi o filme escolhido para a sessão de abertura do filme da abertura do 8º Festival Varilux de Cinema na última segunda-feira. O longa integra a programação do Festival  que começa hoje  até o dia 10 de dezembro em 12 cidades brasileiras.

O cineasta francês, de “A Pequena Lili” (2003), apresenta inicialmente um filme moderno sob a narração do protagonista François numa dinâmica que alterna o surrealismo de sua infância acompanhado de um irmão imaginário (que remete ao espanhol “A Espinha do Diabo” (2001)) e lembranças de lugares e estórias das quais nunca vivenciou com o refrescante recurso do flash-forward em preto e branco para sua rotina adulta; a trilha de Zbihniew Preisner, premiado compositor dos filmes de Krzysztof Kieślowski, edifica uma atmosfera densa para o que parece ser o enredo de um íntimo drama pessoal.

Tão breve esses artifícios dão lugar a uma narrativa acadêmica onde a união de seus pais é construída sob o plano de fundo da II Guerra. Nesses outros dois terços do filme, os protagonistas são os pais de François, que conheceram-se na condição de cunhados, e tem seu casamento possibilitado por uma tragédia consequente direta da deportação dos judeus durante a guerra. Miller disseca suas personagens testadas em seu cotidiano invadido pelo anti-semitismo na França permeando os clássicos temas de amor, perda, desejo, ciúme e culpa, quase outro filme.

No entanto, as atuações soberbas e o preciso mise en scène junto com uma fotografia impecável abrandam o excesso de elaboração na dança dos espaço-temporais, culminada num insoso e apologético epílogo, e conseguem sustentar a grandiosidade cinematográfica em Un Secret.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: