Pular para o conteúdo

Hanami

30/12/2009
tags:

Nomeado ao Urso de Ouro em 2008, Kirschblüten -Hanami é impecável ao retratar com poesia e frescor redentores a odisséia de Rudi no Japão vivenciando os sonhos não realizados de sua recém falecida esposa.

Amante da arte e cultura japonesa, Trudi alimentava o desejo de conhecer o Monte Fuji através de postais, livros e pôsteres que decoravam sutilmente sua rotina no interior da Alemanha, onde escolheu sua vida zelando pelo esposo e filhos. O filme inicia com Trudi sendo aconselhada a viajar, aproveitar o pouco tempo de vida que foi diagnosticado para o marido, este, que sempre prezou pelo cotidiano seguro e segundo ela, não gosta de aventuras. Ainda assim o convence a visitar os filhos que moram em Berlim e que os recebem quase como incômodos visitantes fazendo o casal seguir para uns dias no litoral do Báltico, onde Rudi acorda viúvo.

A temática do “ninho vazio” e o abismo que rompe os pais e filhos adultos a quase desconhecidos estende ainda mais a solidão de Rudi, que só agora percebe os interesses e aspirações reprimidas enquanto repara os pertences da esposa e a leva, através de suas roupas e seus sentimentos, para a viagem que sempre sonhou. Já em Tokio, uma órfã dançarina de Butoh acompanha Rudi e a memória de sua esposa numa redentora jornada.

O feito de Hanami(2008) está na completude, na excelência de todos os quesitos cinematográficos onde é injusto deixar de ressaltar o apaixonante enredo, a madura e sensível direção de Doris Dorrie, de Männer…(1985), a exímia e poética fotografia, a elegíaca trilha de Claus Blantzer e as profundas e generosas atuações que entoam num primoroso uníssono. Um dos filmes mais belos do ano.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: