Tuan Yuan, a culinária e o júri.
.
Yu Nan compõe juntamente com a diretora italiana Francesca Comencini, o escritor somaliano Nuruddin Farah, o produtor espanhol José Maria Morales e as também atrizes Renée Zellweger e a alemã Cornelia Froboess, o júri do 60 ° Festival de Berlim presidido pelo cineasta Werner Herzog.
A chinesa ganhou prêmio de melhor atriz no Festival Int. de Chicago por seu papel em “Tuya’s Marriage/ Tuya de Hun Shi” (2006): que rendeu ao diretor Quanan Wang o Urso de Ouro e prêmio Ecumênico do Júri em 2007. E é seu novo filme o escolhido para a cerimônia de abertura deste ano.
“Apart Together/ Tuan Yuan” (2010), que conta a história de amor de um soldado que deixa uma China dividida em tempos de tragédia e foge para Taiwan em 1949 e em seu retorno encontra seu amor perdido muitos anos após as tropas de Mao Tse Tung terem partido.
Mesmo separados por décadas e ela com marido e filhos, eles ainda estão apaixonados e a tensão cresce durante extravagantes refeições, inserindo o épico chinês dentre os onze escolhidos para a 4ª Culinary Cinema do Berlinale, evento paralelo que apresenta filmes que relacionam comida com amor, natureza ou meio ambiente, onde algumas sessões são seguidas de jantares inspirados nos filmes.