Pular para o conteúdo

Howl

12/02/2010

.

Os cineastas Rob Epstein e Jeffrey Friedman, dos premiados Common Threads: Stories from the Quilt (1989) e The Times of Harvey Milk(1984), documentário que inspirou “Milk” de Gus Van Sant, parecem ter eles próprios se inspirado na atuação de James Franco como parceiro de Harvey Milk, interpretado por Sean Pean em 2008, e o convocaram para protagonizar outro vanguardista homossexual, o poeta Allen Ginsberg.

É a performance de James Franco o foco dos elogios enquanto o conjunto da obra narrativa centrada no poema de Ginsberg, que dá nome ao longa, perpetuou o estigma que ronda os filmes de abertura de Sundace, como, um tanto quanto, decepcionantes.

Howl (2010) se desdobra em três partes: a fotografia preto e branco de uma platéia de jovens hedonistas deliciados com as locuções bravatadas do poeta igualmente entusiasta de literatura, sexo e drogas. Tempo depois, como artista já estabelecido, e em cores, Ginsberg discorre sobre seus métodos numa postura plenamente esclarecida na condição de entrevistado. A terceira parte é o dessaboroso julgamento da editora Lawrence Ferlinghetti, acusada de obscenidade pela publicação do poema de Ginsberg.

A narrativa é o recusro que revela, por exemplo,  sua obsessão com outros personagens da geração beatnik ao invés desses fatos serem encenados; e o elemento da experimentação segue em sequências de animação que transcrevem por demais literal, suas palavras. Esse híbrido cinematográfico que, brilhantemente ou não, intente o nascimento de uma contracultura concorre ao Grande Prêmio do Júri em Sundance e repete a indicação na competição do Festival de Berlim.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: